domingo, 30 de maio de 2010

Sarau Ágora









Há alguns anos, o sarau lítero-musical Ágora, realizado pelo Clube literário Ágora, acontece na última quinta-feira de cada mês, no Espaço cultural do Restaurante Nova Brisa, incumbido de resgatar, revelar, prestigiar, agregar no universo da literatura de expressão local, poetas dotados de relevante e instigante produção artística, exploradores e desbravadores do mágico e hermético território da palavra, cheio de horizontes.

O sarau Ágora já prestou homenagens a poetas consagrados no panorama literário piauiense, alguns vistos como paradigmas no cenário artístico, tais como o pai da poesia moderno-contemporânea no Piauí, H. Dobal, a escritora/poeta Graça Vilhena, o poeta William Melo Soares, dentre outros. Também, têm prestado homenagens na capital piauiense, a poetas de cidades do interior do estado, como União, Oeiras, Simplício Mendes, Piracuruca, Parnaiba, etc.

Nesta quinta-feira (27) o Clube Ágora, que tem na comissão organizadora os poetas Edilberto Vilanova, Graça Vilhena, João Carvalho, Kátia Paulo, Rogério Freitas, Reginaldo Leal, Vivaldo Simão e William Melo Soares, homenageou no Espaço- arte do restaurante Nova Brisa o poeta Cleyson Gomes. Seu primeiro livro “Poemas cuaze sobre poezias”(primeiro lugar no concurso literário “Novos autores –prêmio cidade de Teresina/2008”) será lançado em breve. Estes são alguns dos poemas do livro supracitado:

PRONOME I

Eu,

que não me encontrei

numa classificação definida,

busco no caso reto

a obliquidade do mim:

naufrago na conjugação

do verbo amar

perdendo-me

num pretérito mais-que-perfeito.

Eu,

que não vivo

os momentos até o fim,

encontro-me ilhado

num abismo egocêntrico:

percebo o singular

necessitando do plural

e mesmo assim

o EU vive em mim.

COLAPSO

Quando olho pra dentro

vejo tudo de fora

um amor suplementar

muito tempo demora

viver

sorrir

amar

morrer

este poema devora.

No mesmo sarau, aconteceu o lançamento dos livros: Onde Humano, do poeta de Alto Longá: Luiz Filho, o romance: 15:50, de Eneas Barros, de Teresina, e o projeto Poesia na caneta, do poeta de União: João Batista de Carvalho. Na música, o show da banda MPBLACK, constituída pelos músicos: Wanderson, Keenison e Amsterdan.




Nenhum comentário:

Postar um comentário