quinta-feira, 27 de maio de 2010

O que é Ágora?


Ágora, na Grécia antiga, era a praça onde os cidadãos se reuniam para discutir os problemas da coletividade. Ágora, agora, é a praça do Clube Ágora, que tem como objetivo geral: revelar, resgatar e prestigiar valores culturais piauienses. Especificamente, objetiva editar, divulgar, dignificar a poesia piauiense e interagir escritores/poetas de Teresina e do interior do Piauí.

Segundo a opinião de estudiosos, a Literatura piauiense é um conceito em formação. "Literatura é um conjunto de obras de arte, em prosa e verso. Arte quer dizer emoção estética, transcendência ou recriação da realidade, estilo plástico e, sobretudo, capacidade de comover o espectador”(O.G. Rego de Carvalho). O círculo de uma escola literária não se fecha com a publicação de uma obra. É necessário haver um sistema literário, com a publicação de obras relacionadas entre si e um público leitor.

O Clube Ágora tem como patrono o poeta moderno-contemporâneo H. Dobal, que praticava uma poesia inteiramente contrária aos cânones estabelecidos da poética tradicional vigente na época– a parnasiano-simbolista.

E à partir de hoje, o Clube Ágora utilizará também o espaço virtual através desse blog com a consciência de que a poesia não resolve, mas revolve.

Um comentário:

  1. Que no Clube Ágora sigamos poetando, visto que, parafraseando Sérgio Vieira de Melo, poetar é padecer de inquietação. (O 'sigamos' decorre da particularidade de que quem lê poesia também está a poetar).
    Parabéns a todos os que fazem essa obra de arte!
    Grande abraço.
    Dodó (Gregório) Macedo.

    ResponderExcluir