segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Poetas de União

Nesta quarta-feira (24) ocorrerá mais uma edição do SARAU ÁGORA, no espaço cultural Boi Bumbá, a partir das 20:30, desta vez homenageando os poetas, da cidade de UNIÃO, Marcos Antonio Rodrigues Silva (Marcão) e Marcos Roberto de Sousa Brito.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Poesia de Nilson Ferreira

NílsoN CordeirO FerreirA (NOA)

Nasceu em Teresina/PI (27.10.1961), graduado em Licenciatura Plena em Letras, com Especialização em Língua Portuguesa (UNISA/SP), professor de Língua Portuguesa (desde 1980) e produtor cultural há 30 anos: Semana Cultural (Colégio Diocesano, 1983/85), 1º ENECOJE (Encontro Nacional de Estudantes de Colégios Jesuítas, 1985), CAOLTURAL (Semana Cultural do Colégio Objetivo, Parnaíba/PI, 1994/96), Passando a Língua (programa de rádio sobre a Língua Portuguesa, na FM Vitrine (1999), FM Cultura (2003), Rádio Antares (2005/06), LiteraCultura (literatura, música e cidadania, 2002/04), Passando a Língua (coluna semanal no jornal Diário do Povo, 2003/04), Língua-de-Trapos (exposição de fotos com erros gramaticais, desde 2003), Salão do Livro do Piauí – SALIPI (coidealizador e um dos coordenadores), Língua Solta (coluna com dicas de Português, Jornal O Dia, 2005). É copidesque e Consultor Linguístico e Estilístico (TV Clube/Rede Globo, Grupo Cacique, Revistas Direito Hoje, Mundo Empresarial, Mercado do Imóvel e Clube A. Apresentador do quadro Dicas de Português, no Piauí TV 1ª Edição (TV Clube/Rede Globo). Presidente da Seletiva Estadual do Soletrando da Rede Globo (desde 2007), Coordenador de Literatura Infantil do Programa Primeiro Aprender no Piauí (UNICEF/UNDIME-PI). Estreou como editor com o livro Agentes Públicos, a conduta no período eleitoral, de Marcus Vinicius F. Coelho, Editora Práxis, 2004. É autor dos livros: Proposta Decente, 69 poemas eróticos (poesia, Aboio Edições, 2007), Quase Hai Kai (poesia), Glossário Etimológico (apêndice do livro Agentes Públicos, a conduta no período eleitoral), Educação Fiscal (GEFE/SEFAZ-PI, 2005), Estas Flores de Lascivo Arabesco (coautor, Fundação Quixote/Governo do Estado do Piauí, 2008), Manual da Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa (Aboio Edições, 2009), tem vários materiais publicados em jornais e revista do Piauí e outros no prelo.

E-mail: noa.nilsonferreira@hotmail.com / Site: www.nilsonferreira.net



Solidão

Lento moinho
gira,
sobe,
desce.

Deusa noturna
indiferente à dor;
a que faz do verso
o anverso,
o inverso
e vice-verso.

Numerosas vidas,
inúmeros moinhos,
raros Sanchos,
preciosas Dulcineias,
alguns Cervantes,
incontáveis Quixotes...


Perdas & Ganhos


No principio,
carentes náufragos,
partilhamos momentos,
somando mágoas,
acumulando indiferença.

Depois,
tornamo-nos estranhos,
sem cumplicidade,
sem passionalidade.

Restou o compromisso,
covardes,
o cio em ócio.

Dói arrumar a mala,
cair fora,
em-boa-hora.

Dão medo o fim e o recomeço,
mas tudo tem sua hora:
- que seja agora!


Caminho para as Índias


O branco europeu aporta em nossas costas!
Eis que se deu o primeiro coito anal da Ameríndia.

No afã de embrenhar-se em nossa mata virgem,
desavergonhadamente instituíram o ato sifilítico.

A abstinência da travessia de além-mar
apimentada pela insaciável libido expansionista
fê-lo recorrer a práticas neocanibalistas
às escuras...

Essa sádica globalização sebastianista tornou-se o protótipo
de cenas eróticas para a novela global das oito,
na melhor de quatro.



Preciso que me beijes


beija o beijo
que dure a vida inteira
beija o beijo
que valha a hora derradeira
preciso que me beijes
para arrefecer a ânsia por partir
em mim
beija-me sem fim

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sarau

A edição do sarau Ágora que destacou a poesia do poeta Nilson Ferreira despontou como forte expressão artística para o movimento literário Ágora. Embalada pela música da dupla Enice e Vanessa, a noite selou o reconhecimento do público apreciador e leitor de poesia ao movimento, através do envolvimento das pessoas encantadas com o congresso de poetas servindo o prato fundo da arte poética, degustando os mil sabores da palavra. O sarau vem se firmando como um momento de encontro de artistas, que interagem, no mesmo plano, com amantes da arte, que por esse amor, também se fazem artistas. Nas quartas de poesia, o espaço cultural Boi Bumbá tem se tornado um verdadeiro celeiro da arte. São várias e diversas as manifestações artísticas que povoam o evento.

Fotos